Onde Unity me ganhou
Unity sempre me pareceu uma escolha mais rapida para tirar ideia do papel. Para quem quer estudar gameplay, UI, fisica 2D, mobile ou prototipos menores, ela me parece muito eficiente.
- C# encaixa bem para quem ja tem base em desenvolvimento tradicional.
- O fluxo de prototipacao costuma ser mais direto.
- Existe muito material bom para jogos pequenos e medios.
- Para quem quer estudar e finalizar projetos, a curva me parece mais amigavel.
Quando Unreal chama atencao
Unreal me chama mais pelo peso visual e pela robustez em 3D. Quando a meta e mirar algo mais cinematografico ou com ambicao grafica maior, ela brilha.
- Ferramentas visuais fortes para prototipacao.
- Pipeline excelente para experiencias mais pesadas.
- Qualidade grafica impressionante em 3D.
Minha conclusao sincera
Para o tipo de projeto que mais gosto de iniciar sozinho, estudar ou iterar rapido, Unity costuma funcionar melhor para mim. Unreal continua sendo uma ferramenta muito forte, mas eu costumo enxergar Unity como a melhor porta de entrada para construir e terminar jogos menores.
A melhor engine quase sempre e a que te ajuda a terminar o jogo, aprender com o processo e seguir para o proximo projeto com mais maturidade.